ViaEPTV.com
Jornal A Cidade - Seu jornal. Sua cidade.
  • 0

A praia do interior paulista fica pertinho de Ribeirão Preto

A 150 km de Ribeirão, cidade na região de Franca atrai pelos esportes náuticos e a tranquilidade

05/01/2013 - 00:00

Valeska Mateus

Alterar o tamanho da letra A+ A A-


Dois quilômetros de orla com calçadão, areia e infraestrutura para turistas. Parece a descrição de uma cidade litorânea, mas é de Rifaina, cidade na região de Franca distante apenas 150 km de Ribeirão Preto. Sua praia artificial, represada do Rio Grande, foi totalmente revitalizada e tornou-se uma opção de destino turístico para quem deseja curtir um final de semana descontraído, sem enfrentar horas de estrada.

"Rifaina proporciona ao visitante desfrutar uma atmosfera praiana e do lazer náutico... Curtir a prainha, o sol e os passeios em embarcações. A cidade é considerada a ‘praia’ mais próxima em um raio de 400 quilômetros, uma ótima opção devido à comodidade das rodovias sem congestionamento e os atrativos que oferece", comenta o Secretário de Turismo, Cláudio Masson.

A prainha existe desde 1968. É uma represa da usina de Jaguara, com mais de 25 quilômetros navegáveis entre Jaguara e Furnas. A temperatura média da cidade no verão é de 29 graus, o que torna o passeio ainda mais agradável.

Após a revitalização da orla, o calçadão de 10 metros de largura tornou-se um local atraente para o dia e a noite. Abriga bares, restaurantes, estacionamento, praça de ginástica e a prainha de dois quilômetros. Mas, segundo Masson, os esportes náuticos são o forte do turismo local.

"As práticas de mergulho, esqui aquático, jet ski, passeios de lancha, banana boat, pedalinho no lago e natação são beneficiada pelas águas calmas", diz ele. Os esportes são oferecidos por meio de locação de equipamentos e acompanhamento de instrutores na própria orla. Somente os mergulhos são contratados por empresas de Franca.

Águas calmas
Além da prainha artificial, o secretário ressalta que é possível curtir bancos de areia que se formam ao longo da represa. "Nosso maior foco são famílias. Como são águas calmas as crianças têm tranquilidade para nadar e se divertir."

Quem possui barco próprio pode guardá-lo em uma das quatro Marinas Secas da cidade.

Rifaina também guarda outros atrativos, como a Casa da Cultura com cinema gratuito, o Anfiteatro, a igreja de Santo Antônio, as Praças 24 de Dezembro e Edgard Ajax e as lojinhas de artesanato.

Jaguara tem praia particular, hotel e casas
A cinco quilômetros de Rifaina, na divisa com Sacramento, a vila de funcionários da Usina Hidrelétrica de Jaguara foi transformada há quatro anos no Parque Aquático de Jaguara.

O condomínio fechado agrega prainha particular, hotel, casas para alugar, pista de pouso de avião, clube fechado para eventos, templo ecumênico e infraestrutura de lazer. "Em frente ao hotel a represa reserva uma prainha particular, com barzinho, locação de caiaque, pedalinho e bicicleta", explica Paula Scalon, diretora de eventos do Parque.

Para quem chega ao Parque de embarcação existe píer. "Um lugar tranquilo, privado e muito familiar, em que se pode desfrutar do lazer local e conhecer Rifaina", define Paula.

Fazer uma caminhada ecológica no condomínio, admirar a vista do Mirante, tomar banho na represa e fazer passeios de caiaque e bike estão entre os atrativos para quem fica hospedado no Parque. Mas é possível também apenas passar o dia e almoçar no restaurante.

Ranchos, hotel e pousadas recebem turistas
Se acordo com o secretário, o potencial turístico de Rifaina cresceu 70% nos cinco anos. "De 3,5 mil habitantes chegamos a triplicar esse número na alta temporada, que vai de novembro a fevereiro", diz.

Quem deseja conhecer Rifaina pode alugar um rancho - são cerca de 400 no entorno e muitos deles disponíveis para locação - ou se hospedar no hotel ou uma das cinco pousadas da cidade, todas a menos de 800 metros da prainha.

Alguns dos ranchos ficam na divisa de São Paulo com Minas Gerais, no município de Sacramento, a cerca de cinco quilômetros de Rifaina, onde está o Parque Náutico de Jaguara.

Mais Notícias
    Participe
    Participe AraraquaraSiga nosso TwitterCurta nossa Fan Page

    Edição Digital

    Tenha acesso a todo o conteúdo do jornal impresso.

    Edição Online