Yoná Magalhães não é filha de ex-prefeito de Ribeirão Preto

Atriz não faz parte da história da cidade


/

Divulgação
Yoná Magalhães completa 78 anos dia 8 deste mês e vive a Glória, de ‘Sangue Bom’ (Foto: Divulgação)

Dona Maria Henriqueta de Magalhães é enérgica e decidida. Vive hoje em São Paulo, não dá detalhes sobre sua vida pessoal, não quer alarde, não concede entrevista pessoalmente e não pede nada. Ela só quer deixar bem claro: é a única filha (mulher) do ex-prefeito de Ribeirão Preto José de Magalhães.

Em outubro de 2012, o A Cidade havia publicado entre a relação de ex-prefeitos, a informação que José de Magalhães, empossado em 1948, seria pai da atriz global Yoná Magalhães.

Esta era a história corrente, até em livros de História, desde que um ex-assessor do Palácio Rio Branco passou a informação a um antigo e isento jornalista local, contando, entre outras coisas, que teria até atendido um telefonema da atriz. Yoná, com o mesmo sobrenome do ex-prefeito, estava em evidência, era estrela de novela.

Publicada outras vezes, essa versão jamais havia sido desmentida antes.
Isso, até dona Maria Henriqueta ter acesso em São Paulo ao exemplar de 2012 de A Cidade.

A filha do ex-prefeito enviou então ao jornal os dados da atriz, que é filha de Eunice Magalhães Gonçalves e de Ary Gonçalves. Yoná nasceu em 1935, não em Ribeirão Preto, mas no Rio de Janeiro.

Na carta que mandou ao jornal, dona Henriqueta escreve: “Tal gratuita assertiva, além de não retratar a realidade, veicula informe inverossímil que não se compactua com a ilibada e respeitosa memória do inesquecível advogado e político ribeirão-pretano”.

José de Magalhães era pai, também, de José de Magalhães Filho, único irmão de dona Maria Henriqueta de Magalhães.

Yoná Magalhães não responde pergunta por site

A reportagem de A Cidade tentou contato com a atriz Yoná Magalhães, para informá-la do acontecido e ouvir sua declaração sobre o equívoco.

A atriz, porém, não deu retorno às perguntas feitas através de seu site pessoal, na internet.

Até o fechamento desta edição, ela ainda não havia se posicionado ou comentado a versão falsa que correu durante anos em Ribeirão Preto sobre sua suposta filiação.

José de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1900 e faleceu aos 72 anos, em São Paulo. O advogado mudou-se para Ribeirão Preto em 1932 e foi prefeito de 1948 a 1951. Também foi vereador e presidente do Botafogo F.C., da Associação Portuguesa de Esportes, da Liga Regional de Futebol e membro da Comissão Geral de Esportes, além de professor.


0 Comentário(s)

Saiba mais