ViaEPTV.com
Jornal A Cidade - Seu jornal. Sua cidade.
  • 1

Agentes penitenciários ameaçam greve por salário e superlotação

05/03/2014 - 21:36

Jornal A Cidade - Guilherme Plaza

Alterar o tamanho da letra A+ A A-


Agentes penitenciários do Estado de São Paulo ameaçam entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (10).

A paralisação, que incluirá os profissionais da região de Ribeirão Preto, é para tentar conseguir correção salarial e melhores condições de trabalho.

Sindicalistas coordenadores da greve preveem que cerca de 70% dos agentes devam deixar suas atividades, o que resultaria em diversas implicações.

Entre as atividades que deixarão de funcionar estão as visitas semanais, serviços de educação e o recebimento de presos.

Dos três sindicatos responsáveis pelos 30 mil agentes no Estado, um já aderiu à greve. Os outros dois aguardam assembleias na próxima sexta-feira (7).

De acordo com o presidente estadual do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Daniel Grandolfo, o pedido da categoria ao Estado inclui correção salarial de 20,64%, referente à inflação dos exercícios de 2007 a 2012, 5% de aumento real, correção do auxílio-alimentação, diminuição da população prisional por unidade e melhorias no plano de carreira.

“A redução de classes também é uma das principais reivindicações”, explica. O sindicato pede a redução de oito para seis classes salariais e que fazem parte do plano de carreira.

Sem investimento

De acordo com o advogado e especialista em gestão penitenciária, Daniel Rondi, as reivindicações dos agentes já eram esperadas.

“Infelizmente isso já era esperado, porque o governo não vem investindo como deveria na estrutura do sistema penitenciário”, defende.

Contudo, Rondi ressalta que é preciso continuar oferecendo o atendimento básico para não penalizar a sociedade.

“Acho difícil, por exemplo, eles deixarem de receber novos presos. Qualquer juiz de direito vai considerar isso abusivo porque o sistema não pode entrar em colapso por causa da greve”, disse.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) foi procurada pelo A Cidade, não retornou até a conclusão desta notícia.

Mais Notícias

    Participe
    Participe AraraquaraSiga nosso TwitterCurta nossa Fan Page

    Enquete

    Você votaria em deputados que não tem ligação com a sua região?


    Edição Digital

    Tenha acesso a todo o conteúdo do jornal impresso.

    Edição Online

    Classificados - Jornal a Cidade

    A partir de agora você terá mais uma opção para anunciar veículos e imóveis no Jornal A Cidade

    Classificados Imóveis- Jornal a Cidade
    Classificados Carros - Jornal a Cidade