França: extrema direita avança nas eleições municipais

França eleições


Os partidos de esquerda e centro-esquerda obtiveram 43% dos votos no primeiro turno das eleições municipais francesas, neste domingo, enquanto a Frente Nacional, de extrema direita, teve 7%, de acordo com pesquisa de boca de urna do instituto BVA. Em comparação com as eleições municipais anteriores, em 2008, a esquerda teve uma queda de 5 pontos porcentuais, enquanto a Frente Nacional viu seu número de votos multiplicar-se por seis.

"A Frente Nacional está empurrando tanto a esquerda como a direita", disse Brice Teinturier, do instituto Ipsos. Um candidato do partido de Marine Le Pen foi eleito em primeiro turno em Hénin Beaumont, cidade de 25 mil habitantes no norte da França; candidatos da Frente Nacional também foram os mais votados em cidades grandes, como Avignon e Perpignan, ficando bem posicionados para o segundo turno, em 30 de março.

O crescimento da extrema direita pode fazer crescer a pressão para que o presidente François Hollande, do Partido Socialista, mude as políticas ou mesmo a composição de seu governo. "Os franceses nos mandaram uma mensagem. Ela foi recebida. Precisamos mobilizar-nos para o segundo turno", disse em entrevista a uma emissora de televisão o ministro da Agricultura, Stéphane Le Foll. Fonte: Dow Jones Newswires.


0 Comentário(s)

Saiba mais